Piracema chega ao fim no Rio Mogi Guaçu em Cachoeira de Emas

Piracema chega ao fim no Rio Mogi Guaçu em Cachoeira de Emas

Terminou às 23h59 de segunda-feira (28 de fevereiro) o período de defeso da Piracema e a pesca volta a ser liberada no Rio Mogi Guaçu, que corta municípios do interior de São Paulo, como Pirassununga e Porto Ferreira, além de Leme e Araras, a partir da 0h da terça (1º de março).

A proibição da pesca entrou em vigor em 1º de novembro de 2021 para que os peixes pudessem se reproduzir. O período foi considerado o melhor em 6 anos, segundo o Instituto de Pesca, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (IP-Apta).

De acordo com o órgão, a chuva foi farta em janeiro e fevereiro e o rio ficou acima da média, o que garante a boa reprodução dos peixes no Rio Mogi Guaçu, que é um dos maiores berçários de água doce do estado com mais de 150 espécies.

Mas as restrições como a proibição da pesca em alguns pontos do rio, o uso de alguns apetrechos e limite para algumas espécies de peixes, continuam a valer.

Piracema deste período registra melhor condição para a reprodução de peixes

Segundo Fábio Sussel, pesquisador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Aquicultura do Instituto de Pesca (IP-APTA), que tem sede em Cachoeira de Emas, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, durante a piracema os peixes se deslocam cerca 450 km, desde o rio Grande até a Cachoeira das Emas – região considerada o maior berçário de espécies do Estado. “Esse esforço é necessário para liberar ácido lático, que é um composto necessário para ativar o hormônio da reprodução”, explica Sussel.

De acordo com o pesquisador, nos últimos seis anos, o índice pluviométrico do Estado de São Paulo esteve abaixo da média histórica. Fenômeno que perdurou até dezembro de 2021. Contudo, a partir de janeiro as chuvas foram mais intensas na cabeceira do rio Mogi-Guaçu. “A piracema não pode ser calculada em números, mas podemos afirmar que a natureza proporcionou as condições ideais para a reprodução das espécies” destaca Sussel.

Momento para a prática da pesca profissional

Com o fim do período de defeso, a partir do dia 1° de março de 2022 as restrições deixam de ter validade. Esse momento é bastante aguardado pelos praticantes da pesca profissional e amadora e adeptos da modalidade esportiva. Na reabertura é comum observar o aumento da procura pelos principais pontos de pesca. No entanto, é preciso levar em conta que o fim do período de restrições não marca o final do processo. “A natureza não usa calendário”, ressalta Sussel, lembrando que o período de defeso foi estabelecido porque em torno de 80% dos peixes se reproduzem nesse intervalo. “É importante que, se o pescador perceber que um peixe está com o abdome abaulado, indicando a presença das ovas, que o espécime seja devolvido ao rio”, aconselha o pesquisador.

Nunca é demais reforçar que o respeito à legislação e ao cuidado com o meio ambiente é condição sine qua non para que os rios e as represas continuem a oferecer peixes em abundância às atuais e futuras gerações.

Conheça opções de lazer para se fazer em Cachoeira de Emas:

Polo gastronômico: Cachoeira de Emas

Cachoeira de Emas está localizada a 9 quilômetros de Pirassununga e possui restaurantes especializados em pratos a base de peixes e oferece passeios de barco, pescarias, quiosques e centro comercial para compras. Além disso, é o local para a gastronomia e ponto de lazer para banhistas e pode ser considerada a praia do centro-oeste paulista. Todos os estabelecimentos já estão operando e recebendo o público, respeitando as legislações sanitárias e o uso de máscaras.

A via de acesso é a Rodovia Euberto Nemésio Pereira de Godoy (SP-215). A sua área para gastronomia é estruturada com vários restaurantes 24h, quiosques e barracas. Cada restaurante procura se diferenciar e atender o paladar do turista e visitante. Tem como pratos de maior destaque o rodízio de peixes, e peixadas a la carte.

Além disso, é local da unidade geradora de energia elétrica, fundada em 1918, pela SA Central Elétrica Rio Claro. Abriga máquinas e equipamentos americanos, na época 1819, sendo uma das únicas no Brasil feitas de modo ecologicamente correto, com escadarias para não limitar os peixes na época da Piracema.

Terra da cachaça: Alambique Sapucaia

O Alambique Sapucaia funciona desde 1933 e está localizado na Estrada Municipal Alipio de Campos, número 800, no Bairro Roque, em uma região privilegiada e área para descanso, com mesas e bancos para receber turistas. Uma experiência enriquecedora de voltar no tempo dos alambiques de cobre, quando a produção era totalmente artesanal.

Conheça a história da Destilaria Sapucaia, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=TvoziHuJCJM

O turista poderá, inclusive, aproveitar para conhecer todas as etapas de fabricação da bebida, contato direto e aprender sobre a colheita da cana – no Alambique Sapucaia, a plantação fica bem do ladinho da destilação. Para quem aprecia a degustar a bebida, tem a oportunidade de conhecer a produção de cachaças premium, além das criações de rum, licores e gins premiados, como é o caso do Gin Butterfly Sapucaia, destaque entre os 10 melhores Gins Nacionais pela Forbes Brasil. (Leia matéria aqui).

Serviço

Para mais informações dos destinos turísticos e outros lugares para visitar em Pirassununga, conhecer todos os endereços desta matéria, o leitor pode acessar os seguintes links e também as redes sociais para curtir e acompanhar todas as novidades, eventos e notícias.

 

Cachoeira de Emas

Site oficial: www.cachoeiradeemas.com.br

Facebook: @cachoeiraemas

Instagram: @cachoeiradeemas

 

Roteiro da Cachaça

Site oficial: www.roteirodacachaca.com.br

Facebook: @roteirodacachaca

Instagram: @roteirodacachaca

 

Alambique Sapucaia

Site oficial: www.cachacasapucaia.com.br

Facebook: @cachacasapucaia

Instagram: @destilaria_sapucaia

Conheça a história do Alambique Sapucaia, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=TvoziHuJCJM

 

Baixe o APP Rota dos Alambiques

E aí, gostou do conteúdo? Então deixe seu comentário e diga o que acho do tema. Se quiser participar com sugestões dos próximos textos, é possível indicar novas dicas de roteiros e passeios, enviando uma mensagem para a gente. Aproveite também para compartilhar com seus amigos e curtir os roteiros turísticos em Cachoeira de Emas.