Do G1 – 06/11/2014 17h04 – Atualizado em 06/11/2014 17h04

As chuvas na região melhoraram o nível do Rio Mogi Guaçu em Cachoeira de Emas, distrito de Pirassununga (SP), o que facilita a piracema, período de reprodução dos peixes que teve início no dia 1º de novembro. Depois de ter registrado 20% da capacidade de água, a paisagem do lugar está voltando ao normal e os peixes já conseguem subir as escadarias do rio. De acordo com medições realizadas na região, 43 milímetros de chuva atingiram o local nos últimos quatro dias.

Segundo o coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (Cepta), Antônio Fernando Lucas, a chuva precisa ocorrer também em outros locais para normalizar a situação. “Não adianta chover só aqui, pois chuva localizada não resolve. Tem que chover na cabeceira dos rios para que o aquífero seja recomposto”, explicou.

Sobre a situação dos peixes, que tiveram a reprodução afetada por conta da seca dos últimos meses, o coordenador explica que a chuva é importante para garantir a existência das espécies. “Temos no Rio Mogi guaçu 116 espécies, sendo que 14 estão ameaçadas de extinção. Se essas espécies não conseguirem se reproduzir não vai haver uma prole”, disse.

Turismo da seca
A seca despertou a curiosidade de visitantes por conta da mudança drástica na paisagem. O rio havia se tornado um mar de pedras. Onde antes água, era difícil achar até uma poça. Agora, a população está aliviada com a chuva. “Sinto uma alegria grande em ver como está aqui na cachoeira. Da última vez que vim aqui, tive vontade de chorar”, conta a dona de casa Lurdes Augusto Maria.

A chuva também alegrou os pescadores que dependiam das águas para trabalhar. “É um alívio saber que no ano que vem meu pai vai poder pescar aqui novamente e sustentar nossa família”, afirmou o estudante Fernando Picciarelli.

Cachoeira de Emas em Pirassununga (Foto: Eder Ribeiro/ EPTV)
Foto de outubro Cachoeira de Emas em Pirassununga (Foto: Eder Ribeiro/ EPTV)
Cachoeira de Emas em Pirassununga (Foto: Marcelo Boock/ Apta)
Foto desta semana em Cachoeira de Emas em Pirassununga (Foto: Marcelo Boock/ Apta)