Feriado deve atrair turistas para Cachoeira de Emas

JC Regional – Postado em 05/12/2014

Os turistas que visitarem Cachoeira de Emas neste final de semana, ou no feriado do dia 8 de dezembro – segunda-feira, consagrado a Imaculada Conceição (Nossa Senhora da Conceição) e tradicionalmente a Piracema, vão encontrar o nível do Rio Mogi Guaçu, um pouco mais elevado, por causa das ultimas chuvas.

Mesmo com aumento de mais de 60 centímetros, o nível do Mogi ainda não atingiu seu volume normal, mas já permite a passagem dos grandes peixes que sobem para a desova, e a piracema.

No decorrer do ano, a falta de chuva deixou Cachoeira de Emas com um triste cenário, com as pedras totalmente descobertas e apenas um filete de água na escadaria. Pessoas atravessavam o rio a pé e em bicicletas, e muitas se mostraram preocupadas com a piracema ameaçada.

As chuvas aumentaram o volume de água e os cardumes começam a fazer a migração reprodutiva. São os grandes migradores como curimbatá, dourado, pintados e jaú, que vão garantir as espécies.

Cada cardume tem entre 100 e 200 mil peixes e nem todos atravessam a barragem saltando. Alguns conseguem migrar por baixo da água, outros entram pelas laterais nas escadas, porque são peixes que não têm a característica de saltar.